Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Palavras do Comandante
Início do conteúdo da página

Palavras do Comandante

Acessos: 5114

 

Palavras do Comandante

           

INTEGRANTES DO MELHOR BATALHÃO DE FRONTEIRA DO BRASIL, COMPANHEIROS DO CFSOL 8º BIS.

PARA MIM, HOJE É UM MOTIVO DE MUITA HONRA E ORGULHO, PODER ESTAR CELEBRANDO, COM ESTA FORMATURA, O SEXAGÉSIMO QUARTO ANIVERSÁRIO DO COMANDO DE FRONTEIRA SOLIMÕES.

BATALHÃO REPLETO DE TRADIÇÕES E HISTÓRIA, QUE APESAR DESTE PRÉDIO, QUE SE ENCONTRA A NOSSA FRENTE, TER SIDO CONSTRUÍDO NA DÉCADA DE 1950, SUA ORIGEM REMONTA DOS IDOS DO SÉCULO XVIII, QUANDO FOI CONSTRUÍDO O FORTE SÃO FRANSCISCO XAVIER DE TABATINGA, ÀS MARGENS DO RIO SOLIMÕES, UMA DAS PRIMEIRAS FORTIFICAÇÕES NA FRONTEIRA NOROESTE DO NOSSO PAÍS, AINDA DURANTE O PERÍODO COLONIAL.

SUA MISSÃO, ALÉM DE MANTER A DEMARCAÇÃO FRONTEIRIÇA E DEFENDER NOSSO TERRITÓRIO CONTRA OS ATAQUES ESPANHÓIS, TAMBÉM REALIZAVA O CONTROLE COMERCIAL POR MEIO DE INSPEÇÕES DAS EMBARCAÇÕES QUE SE DIRIGIAM DOS POVOADOS DA COLÔNIA VIZINHA, SERVINDO COMO ENTREPOSTO DE MERCADORIAS, UMA VEZ QUE AS RELAÇÕES ECONÔMICAS NA REGIÃO JÁ TOMAVAM UM VULTO SIGNIFICATIVO.

SEGUNDO OS RELATOS DA ÉPOCA, O FORTE TINHA UMA CONSTRUÇÃO IMPONENTE NO HORIZONTE, PROJETANDO SEUS CANHÕES NA PLANÍCIE, EXPONDO A IMPONÊNCIA DE SEUS AGUERRIDOS COMBATENTES NO CUMPRIMENTO DAS SUAS MISSÕES.

EM 1932, APÓS ENCHENTE DO RIO SOLIMÕES, O FORTE NÃO RESISTIU VINDO A DESABAR.

EM 1949, O FORTE É TRANSFORMADO EM 5º PELOTÃO DE FRONTEIRA, JÁ NESTE LOCAL QUE NOS ENCONTRAMOS, E ANOS MAIS TARDE, EM COMANDO DE FRONTEIRA SOLIMÕES, AINDA COM A DENOMINAÇÃO DE PRIMEIRO BATALHÃO ESPECIAL DE FRONTEIRA.

HOJE, O MESMO ESPÍRITO DOS NOBRES SOLDADOS, QUE LABUTARAM NA DEFESA DA ADVERSA REGIÃO AMAZÔNICA, OS QUAIS ERAM A ÉTICA, O COMPANHEIRISMO E O CUMPRIMENTO DE MISSÃO, ESTÃO ENRAIZADOS NA EDIFICAÇÃO DO NOSSO BATALHÃO E, A CADA DIA, SÃO REMEMORADOS NA CONQUISTA DOS OBJETIVOS IMPOSTOS PELO NOSSO ESCALÃO SUPERIOR, INDEPENDENTE DAS INTEMPÉRIES OU DAS CONDIÇÕES DO TERRENO, MAS SEMPRE BUSCANDO O RESPEITO E LEALDADE AOS SUPERIORES E A CAMARADAGEM COM OS PARES.

ASSIM, O 8º BIS, NESTE ANO, NAVEGOU MAIS DE 13 MIL KM NOS RIOS DA REGIÃO, EM 944 PATRULHAS FLUVIAIS, APREENDEU MAIS DE 500 KG DE ENTORPECENTES, ENTRE MACONHA E COCAÍNA, 16 TONELADAS DE PESCADO, 1 TONELADA DE CARNE, ALÉM DE 18 AÇÕES CÍVICOS SOCIAIS NAS DIVERSAS COMUNIDADES INDÍGENAS.

QUERO APROVEITAR PARA AGRADECER A IMENSA PARCEIRA QUE TEMOS MANTIDO AO LONGO DOS ANOS COM TODAS OS ÓRGÃOS CIVIS QUE SE ENCONTRAM EM NOSSO MUNICÍPIO, TOMO A LIBERDADE DE CHAMAR DE NOSSO, TENDO EM VISTA TODO CARINHO QUE EU E MINHA FAMÍLIA RECEBEMOS DESDE O DIA QUE AQUI CHEGAMOS.

TAMBÉM QUERO AGRADECER A COOPERAÇÃO NO CUMPRIMENTO DAS MISSÕES AO HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE TABATINGA E TODAS INSTITUIÇÕES MILITARES QUE LABUTAM CONOSCO NA PROTEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA NOSSA AMAZÔNIA. OBRIGADO PELA CAMARADAGEM, SAIBAM QUE PARA O BATALHÃO ESSA PARCERIA É FUNDAMENTAL PARA ALCANÇARMOS OS NOSSOS OBJETIVOS.

TAMBÉM NÃO PODERIA DEIXAR DE AGRADECER AOS AMIGOS DAS FORÇAS ARMADAS DE NOSSO PAÍS IRMÃO, AMIGOS DE LAS FUERZAS ARMADAS HERMANAS DE COLOMBIA, GRACIAS POR LA AMISTAD Y COMPAÑERISMO, SIPAM QUE PARA MI ES UM HONOR PODER TRABAJAR JUNTO COM USTEDES.

POR FIM, NÃO PODERIA DEIXAR DE ENALTECER ESTES NOBRES COMBATENTES QUE SE ENCONTRAM PERFILADOS A MINHA FRENTE, OFICIAIS, SUBTENENTES, SARGENTOS, CABOS E SOLDADOS. VERDADEIROS SOLDADOS DE CAXIAS, QUE INDEPENDENTE DA SITUAÇÃO E DOS MEIOS DISPONÍVEIS, SEMPRE DÃO O MELHOR PARA CUMPRIR A MISSÃO, HONRANDO O NOME DAQUELES QUE NOS ANTECEDERAM E QUE AJUDARAM A ERGUER E MANTER O COMANDO DE FRONTEIRA SOLIMÕES, OITAVO BATALHÃO DE INFANTARIA DE SELVA.

SENHORAS E SENHORES, QUERO QUE SAIBAM, QUE ESTAREMOS SEMPRE PRONTOS E DISPOSTOS A PRESERVAR AS TRADIÇÕES DO NOSSO EXÉRCITO, ENALTECENDO OS NOSSOS VALORES, MOTIVADOS NO CUMPRIMENTO DE NOSSAS MISSÕES E PRONTOS PARA OS NOVOS DESAFIOS QUE APARECERÃO.

CAMARADAS DO 8º BIS, NÃO PODERIA ESTAR MAIS FELIZ, NO COMANDO DE UMA UNIDADE COM TAMANHA HERANÇA HISTÓRICA, LABUTANDO AO LADO DE NOBRES COMBATENTES.

 E COMO MOSTRA DA NOSSA VIBRAÇÃO, QUERO TERMINAR AS MINHAS PALAVRAS CONCLAMANDO O BRADO DO BATALHÃO.

MARCAMOS OS LIMITES DA PÁTRIA! HÁ QUE SER FORTE!

CFSOL É CFSOL! E NÃO SE AFROUXA!

 

.

 

SELVA!!!

Fim do conteúdo da página